Case Wessel: paixão por carne e CRO

Quem é a Wessel?

A Wessel é uma empresa húngara que surgiu em 1830. Em 1956 a família fugiu do comunismo na Hungria e foi acolhida pelo Brasil. Dois anos depois abriram o primeiro açougue Wessel em terras brasileiras. Hoje eles possuem uma fábrica e parcerias com varejo vendendo suas carnes e principalmente hambúrgueres em diversos supermercados pelo país. 

Quais os desafios encontrados pela Wessel?

A Wessel construiu o seu site com uma sessão para venda dos seus produtos. No entanto, estavam sentindo que as conversões estavam lentas. "Como um site tão bonito e limpo como o da Wessel tem poucas compras?" 

Pois bem, foi isso que começou a trazer inquietude à equipe e sentiram a necessidade de um auxílio externo, uma equipe especializada em conversão e que pudesse ajudá-los a otimizar o site para aumentar as vendas.

O interessante da Wessel é que no próprio site temos as vendas de produtos para clientes e para empresas. Então nesse caso a otimização deveria ser pensada para os dois públicos.

Porque a Wessel fez a implantação de CRO com a Branchstack? 

A Wessel é uma marca que sempre se preocupou com a experiência dos seus consumidores e por isso  buscou aumentar a sua presença no digital de maneira segura e sofisticada. 

Para auxiliar a equipe Wessel com estratégias para o aumento da conversão eles contaram com a Branchstack, principalmente, pela nossa atuação na identificação de problemas e no entendimento da viabilidade técnica e tática conforme as estratégias da empresa.

Então começamos a fazer o que fazemos de melhor: solucionar problemas digitais para nossos clientes. Unimos a nossa equipe e começamos a desenvolver estudos e análises buscando a melhor forma de compreender o problema e solucioná-lo.

Quais estratégias foram implementadas pela Branchstack?

Nós analisamos todo o site com o auxílio  da Crazy Egg, uma ferramenta de mapa de calor,

que mostra como as pessoas interagem com o site para que seja possível usar essas

informações para melhorar a experiência do usuário, através de mapas de calor, gravações, testes A/B e muito mais.

Compreendemos após alguns estudos que a equipe Wessel estava apresentando alta demanda no SAC e que os usuários estavam com  dúvidas se era possível fazer compras através do site e queriam saber aonde poderiam ir para comprar em uma loja física.

Através das versões de mapa de calor entendemos como os clientes interagiam no site se o acesso fosse através do celular ou pelo computador e desenvolvemos uma pesquisa para melhorar a experiência dos clientes.

A amostra foi as seguinte: 

Total de 128 clientes com o perfil:

  • Cliente Wessel
  • Comprador pessoa físico

Utilizamos a metodologia quantitativa online com foco em validar as nossas suposições e conseguimos encontrar algumas ações relevantes

Para os que entram no site pelo celular: 

  1. Área mais popular do site, com baixo aproveitamento. O botão principal está localizado nessa área, porém é o único elemento clicável em toda região, deixando de lado oportunidades de cliques na imagem de fundo (que é a maior área da tela) e no texto “Paixão por carnes desde 1830”;
  2. Blocos com sugestões de compra por linha de produtos é considerada uma ótima área do site, com popularidade entre 75%-90%. Pode ser redesenhada (setas de navegação maiores/ destacadas, título e img mais contraste);
  3. Pelo celular, os blocos “orgânicos”, “nossos parceiros”, "calculadora de churrasco” e a "newsletter" passam despercebidos pelos visitantes. Não conseguem atrair nem reter o público. 

Para os que entram no site pelo computador: 

  1. Há uma grande quantidade de rage clicks no banner da página inicial, o que indica muitas pessoas clicando repetidamente na imagem de fundo porque acham que deveria ser clicável, assim como o título “Paixão por carnes desde 1830".
  2. O bloco “Comprar por linhas de produtos" tem um alto número de cliques, indicando que os visitantes estão muito interessados em explorar, clicando nas setas para ver mais opções de produtos.
  3. Área mais popular do site, no entanto, não há nenhum CTA em texto, botão ou link para nenhuma página ou produto.

Estes entre outros pontos foram anotados e mostrados ao cliente junto com recomendações de melhorias.

Quais os resultados da Wessel?

Após toda a análise e estudo sobre as taxas de conversão no site da Wessel, construímos um documento com todas as recomendações para:

  • Bloco institucional “história Wessel"
  • Bloco institucional “Experiência Wessel"
  • Bloco “Churrasco Wessel"
  • Bloco “Orgânicos"
  • Bloco “Nossos parceiros"
  • Bloco “Calculadora de Churrasco"
  • Newsletter

Depois da aprovação do cliente, desenvolvemos um novo layout para a página principal  Wessel com todas as nossas sugestões e o resultado final ficou excelente.

Faça como eles. Invista em uma consultoria de implantação de melhorias com foco em conversão no seu site. E conte com a gente.