SABESP: Mapeio do Rio Pinheiros economizou mais de R$300mil nos primeiros 90 DIAS

Conheça a SABESP

A Sabesp, fundada em 1973, é uma sociedade anônima de economia mista que desbravou o setor de saneamento no Brasil. Hoje, é uma referência global no fornecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotos, atendendo 375 municípios do Estado de São Paulo.

Seu alcance é verdadeiramente impressionante: 28,4 milhões de pessoas abastecidas com água e 25,2 milhões de pessoas com coleta de esgotos. Esses números refletem não apenas sua grandeza, mas também a confiança depositada pela população paulista em seus serviços essenciais.

Desafios apresentados pela SABESP

A SABESP enfrentava desafios significativos em suas operações, especialmente no monitoramento do rio Pinheiros, onde os custos envolvidos na implantação de equipes de monitoramento eram altos.

Para otimizar esses processos e reduzir custos, a SABESP buscou a expertise da Branchstack. Com nossa ajuda, desenvolvemos uma estratégia robusta e eficaz para implementar a tecnologia de inteligência artificial (IA) em drones dedicados ao monitoramento do rio.

Como a branchstack soluciou 

Desenvolvemos um sistema avançado de inteligência artificial (IA) para a SABESP, utilizando drones para realizar o monitoramento completo das áreas designadas.  Desse modo, essa solução inovadora eliminou a necessidade de enviar equipes de campo para o local, economizando tempo e recursos valiosos da empresa.

O  sistema fornece relatórios detalhados com dados precisos de latitude e longitude, identificando quaisquer alterações significativas na paisagem ao longo do rio Pinheiros. 

Assim, essa abordagem inovadora permitiu o treinamento das IA para identificar eventos específicos e incomuns, como mudanças na paisagem e áreas com alterações significativas na imagem. 

A IA que desenvolvemos segue uma variedade de fluxos de trabalho, incluindo vistorias prévias de vazamentos, acompanhamento de imprensa, monitoramento de serviços executados anteriormente, inspeção de recomposição de pavimentos e vistorias geo infraestruturais. Essa abordagem multifacetada garante uma cobertura abrangente e uma resposta eficaz a diversas situações.

Com essa capacidade avançada, as IA podem monitorar o Rio Pinheiros de forma mais otimizada e econômica, permitindo que equipes especializadas ajam proativamente e de forma ágil para resolver qualquer problema detectado.

Resultado

Após apenas 90 dias da implementação do sistema de inteligência artificial (IA) pela Branchstack, a SABESP alcançou resultados notáveis. A empresa conseguiu mapear com precisão todo o Rio Pinheiros e obteve uma economia significativa de mais de R$300 mil. 

Isso se deve principalmente à eliminação da necessidade de enviar equipes de campo para monitoramento manual, agora realizado de forma contínua e eficiente por meio do sistema de IA baseado em drones. 

Esses resultados destacam o impacto positivo do projeto na gestão das operações de saneamento básico da SABESP.

Se você também quer otimizar a sua operação com o digital, entre em contato conosco que vamos te ajudar!